sábado, 17 de julho de 2010

Eli Heil e seu Fantástico Mundo Ovo.



Estava almoçando no Big Bamboo, na Lagoa da Conceição, quando passei os olhos em um livro sobre a arte de Santa Catarina, um colorido com formas derretidas me chamou a atenção, meu almoço parou na goela, estava chocado com aquela arte, passei mais algumas páginas e meu queixo caiu de vez, quando descobri que a autora era uma Senhora Catarinense, chamada Eli Heil (foto abaixo com a mão na massa)


Eli Heil nasceu em 1929, na cidade de Palhoça, Santa Catarina, mudou-se para Florianópolis, onde lecionou em um colégio da capital, antes de dedicar-se integralmente à atividade artística.
Pintora, desenhista, escultora e ceramista, tapeceira e poeta, participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Realizou um trabalho único, de difícil classificação, que na XVI Bienal Internacional de São Paulo foi catalogado como “Arte Incomum” (Art Brut).

“A arte para mim é a expulsão dos seres contidos, doloridos, em grandes quantidades, num parto colorido”.

Em seu processo de criação utilizou os mais diversos materiais (saltos de sapato, tubos de tinta, canos de PVC, etc.) e inventou inúmeras técnicas.
Sua obra constitui-se de mais de dois mil trabalhos e seu acervo pode ser visitado no Museu Mundo Ovo, que fica situado em Santo Antônio de Lisboa, na Rodovia SC-401, em Florianópolis.

Com certeza, Eli é uma das mairores artitas na ativa em Santa Catarina, e eu não perderei a chance de conhece-la e principalmente seu museu.




















Para saber mais sobre essa artista e seu Fantástico Mundo Ovo: www.Eliheil.org.br/

3 comentários:

Unknown disse...

E aí Binho é a Fe, nossa a D. Eli manda muuuito, que é isso minha Senhora. E não tinha visto as fotos do expo futebol, poo, demais os seus cães bola e a coruja do Barnero, entre todos os outros, Paulo etc. Todos de Parabéns! Arte 100% Arte

Abraçoss amigos

FREE ATLETA disse...

Nos brasileiros temos o dom da art !!! Pena que muita gente não de valor. Mas um dia isso vai mudar tenho certeza !!! Belo achado Binho, precisamos de pessoas como vc, com uma visão artistica. Abrax!!!

Allan de Souza disse...

eai binho!!
to em barra velha sc brasil!!!
e vc por onde anda?
se tiver em floripa vo ai fazer um som com vc essa semana!!
valeuuu rapaz!!