quinta-feira, 4 de março de 2010

Gol libera as taxas de pranchas em seus Voôs, marcando um Gol de placa, graças a Anac é claro.

A partir de 09/03/2010 as pranchas de surfe passam a ser taxadas como bagagem normal e não serão cobradas como bagagens especial, uma grande conquista dos surfistas e um diferencial da Gol linhas aéreas.
Cada cliente adulto tem direito a até 2 malas com peso total de 23 kg, conforme a Alínea B do Artigo 37 da Portaria 676, de 13 de novembro de 2000, da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.

• A partir de 09/03/2010, os itens antes considerados como bagagem especial passam a ser inclusos na franquia normal de bagagem despachada, tanto em voos nacionais como em voos internacionais:

- Vara de pescar
- Prancha de surf
- Bicicleta
- Ski
- Snow board
- Arco e flecha
- Kite surf
- Patinete
- Wakeboard

Havendo excesso de peso, este será cobrado normalmente.

obs: Demorou mais o dias chegou, após tantas reclamaçãos e maus tratos nos embarques, nós ganhamos uma batalha, não teremos mais aquele frio desgraçado na barriga com medo de pagar 500 reais de taxa de pranchas, agora as Trips de surf vão ficar até mais divertidas, obrigado Anac.


Obs2:A Agência Nacional de Aviação Civil possui em seu site processos administrativos abertos por clientes que pagaram taxas por transporte de pranchas. A Anac deu razão aos clientes em todos os casos.

Algumas multas aplicadas às companhias aéreas chegaram a 7.000 reais, porque a lei não permite tais cobranças das taxas.

Uma declaração que comprova a ilegalidade desta cobrança está exposta abaixo, ela deve ser impressa e apresentada na hora do embarque para se ficar isento das taxas.

Se a companhia aérea insistir em cobrar as tais taxas, o Procon orienta para que as taxas sejam pagas, para não se perder o vôo, só depois será feita a reclamação no Procon, ou na Justiça comum, para cobrar o reembolso com as devidas correções.