quarta-feira, 14 de março de 2012

Música para começar o ano bem!!! The Black Keys, John Legend, Everlast, Weezer e Helmet, entre outros.

Para começar o ano com inspiração total, precisava renovar meu acervo musical, afinal fazia algum tempo que não investia em novas músicas. A Amoeba é a maior loja de música remanescente nos Estados Unidos, sempre que viajo me obrigo a fazer uma parada nesse santuário da música! Uma vez lá dentro, sua cabeça enlouquece e as horas voam, as novidades musicais são tantas que chega dar um nó na cabeça na hora de decidir o que levar, desta vez trouxe quase 30 novos títulos, entre CDs, DVDs, LPs e livros. Sem dúvida a visita à Amoeba Music é uma das minhas maiores fontes de inspiração.



Conheci a banda The Black Keys através do meu camarada Erik Nagata ano passado. O duo formado em 2001 teve um início de carreira bastante ativo na cena underground de Ohio, e lançou seu álbum de estréia The Big Come Up em 2002, fazendo muito sucesso para uma banda de rock independente. The Big Come Up, bem como o álbum seguinte, Thickfreakness (lançado em 2003), foram gravados no porão da casa de Patrick, baterista e produtor, utilizando um gravador de fita cassete dos anos 80. O álbum The Big Come Up gerou dois singles lançados em um EP, "Leavin' Trunk" e "She Said, She Said", ambas as músicas são regravadas de outros artistas. Leavin Trunk é um blues tradicional e She Said, She Said foi gravado originalmente pelos Beatles.
Em seguida a banda começou a trabalhar com o produtor Danger Mouse para lançar o album Brothers, levando o oscar no Grammy Awards de 2011 em 3 categorias.
Em seu mais recente lançamento, El Camino, a dupla continuou com a receita que está funcionando, só que agora adicionando uma pitada de Surf music dos anos 70 ao seu tradicional rock de porão. Escutando El Camino, vc viaja no tempo sem sair do lugar, uma boa pedida para seus ouvidos!!








O álbum Wake up, de John Legend & The Roots é outro que merece toda atenção, graças à certeira parceria com a banda The Roots, que serviu de banda de apoio para criar um campo de grooves e linhas suaves de funk-soul para John soltar sua voz. Produzido pelo baterista Ahmir "?uestlove" Thompson, que deu aquele toque extra minimalista, é um album para escutar no talo no fim de tarde, tomando um drink ou curtindo uma estrada.








John Lennon é o cara pra mim na atualidade. Música é assim, um dia vc pode estar gostando de algo que nunca imaginou... não gostava de Beatles quando era moleque, sempre gostei da linha do punk rock estilo Ramones e Sex Pistols, de Beatles eu nem chegava perto, mas alguns anos atrás vi um documentário sobre a morte de John Lennon e fiquei intrigado com aquele ser. Depois escutei algumas músicas com calma, gostei e comprei o vinil Imagine, na sequência fui visitar seu memorial no Central Park em Nova Yorque, ae virei fã de vez, começei a prestar atenção em todas suas obras, do solo até tudo dos Beatles, percebi que além de um ótimo poeta, ele era muito criativo e a frente de seu tempo, um ativista anti guerras de voz ativa, que lutava por um mundo melhor, um cara que lutava com unhas e dentes por tudo que acreditava e, foi silenciado por uma bala mal contada.
No álbum Acoustic Lennon, ele canta para quem realmente quer escutar, são músicas com conteúdo.








Jack White declarou o fim do White Stripes e logo montou o Raconteurs, agora foi mais longe, partindo para carreira solo. Jack acabou de lançar o single Love Interruption, do álbum Blunderbuss, o qual é um dueto com a cantora Ruby Amanfu, e j á dá pra sentir que coisa boa vem por ae. O lançamento do álbum está previsto para final de Abril. Outra curiosidade foi que Jack tocou todos instrumentos e também produziu o álbum, que será lançado pelo seu selo, Third Man Records, confira o vídeo desse multi-homem no Saturday Night Live.








O Helmet está de volta com o álbum Seeing Eye Dog, o álbum serve de trilha tanto para o surf de ondas pesadas quanto para uma sessão de skt em algum bowl gigante. A música título Seeing Eye Dog tem as características da marca do vocalista Page na clássica era do Unsung, guitarras pesadonas e vocal gritadão, destaque também para Welcome to Algiers, que é uma boa pedida para se instigar para encarar um dia nervoso.
Outro ponto alto do álbum que não pode passar em branco é And Your Bird Can Sing, um cover do Beatles que ficou animal na pegada Helmet, a bateria pesada com o riff de guitarra oitavado, seguindo a linha da versão original, ficou nota 10, essa versão deixaria os Beatles felizes, pois música é isso, ultrapassa fronteiras, quebrando barreiras do tempo, independente da cor, estilo, genero ou raça, música boa sempre é bem vinda.








Weezer é uma banda de rock Alternativo dos Estados Unidos que eu conhecia pouco e não tinha achado nada demais. Resolvi procurar com calma e por causa da produção de Rick Rubin, o qual sou fã de carteirinha, o álbum Make Believe entrou na minha cesta básica e tive que levar. Make Believe me surpreendeu, pois eles parecem estranhos, soam estranhos, mas quando acertam, eles acertam em cheio com melodias que o fazem pedir bis.
Nesse álbum parece que a banda se focou nos riffs grudentos e nos vocais, vale a pena escutar.
Weezer é estranho, mas bom!... bom, mas é estranho.








Everlast lançou no fim de 2011, Songs of The Ungreatfull. Conhecido pela mistura de folk e hip hop, nesse álbum seu som está mais dark do que nos discos anteriores, mas tem seu valor, boas pérolas que só Everlast consegue fazer, basta escutar com calma mais de uma vez para se identificar com o som do famoso violão folk, que fez sucesso para o mundo ao lado de Carlos Santana, em Hey Now e na música What it's Like.







Serj Tankian, para quem não sabe, é o vocalista do System of a Down, ele também tem uma das melhores vozes do rock metal atual, um estilo de cantar muito peculiar, com um background musical muito vasto, ele mistura o clássico com o rock, embarcando em uma viagem sonora em busca da batida imperfeita, essa piração não digestível fora dos padrões normais de músicas que tocam nas rádios, pode te surpreender. Broken Melodis é para quem é fã de sua voz ou do System, vale a pena tentar escutar.








AC/DC é bom como um bom Whisky, quanto mais velho, melhor. Em 2009 eles lançaram o álbum Black Ice, fazendo história entrando no primeiro lugar das paradas em somente 29 países, é mole ou quer mais? Black Ice é excepcional do começo ao fim, puro e raivoso, sem firulas, afinal isso é o Rock N Roll. Black Ice é uma espécie de trem sonoro rumando dentro dos seus tímpanos a todo vapor, a bateria pulsante e firma somada aos riffs de Angus, que continua Young, levando qualquer roqueiro ao delírio, nunca é tarde para escutar um CD do velho-novo AC/DC.









Foo Fighters lança Wasting Light, e Dave Grohl se consolida como um ótimo líder e frontman no novo milênio. Grohl sempre fez um excelente trabalho em seus álbuns, aqui ele te fará lembrar até do saudoso Nirvana de Kurt Cobain, sua ex-banda, pois ele convocou para integrar a banda o guitarrista Pat Smear, que excurcionou com o NIrvana no fim de seus dias. Na produção, Butch Vig, o cara que fez o Nirvana explodir nos anos 90, tudo isso já soaria bem em um bolo sonoro, mas Dave foi além, esse disco tem melodias profundas, vocais trabalhados e riffs de guitarras de pirar o cabeçote, basta escutar a música ROPE, que é uma das melhores do Foo Fighters na minha opinião. Dave deixa claro que o rock'n'roll não está morto, mas não está aos olhos de todos, basta procurar que vc vai achar sem desperdício de energia, vá direto ao ponto: Wasting Light.