sexta-feira, 14 de maio de 2010

CONHEÇA O VELVET UNDERGROUND DE LOU REED E MONTE SUA PRÓPRIA BANDA.



O Velvet Underground foi uma banda de vanguarda na década de 60, caracterizados por um estilo rock sujo experimental. A banda tinha como mentor intelectual (e, mais importante, financiador) o artista plástico estadunidense Andy Warhol. Apesar das suas grandes músicas, a banda não fez sucesso enquanto esteve ativa, mas quando ela acabou, o mito que sempre rondou a banda, se alastrou rapidamente para os bares Cult e undergorund de Nova Yorque, transformando o Velvet em uma banda cultuada no mundo tudo, entre eles astros do rock da pesada, e existe sim uma lenda na qual quem o comprou montou uma banda após ouvi-lo, por exemplo, artistas como Iggy Pop, David Bowie, Depeche Mode, Joy Division, Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Nirvana e Nine Inch Nails, até mesmo John Frusciante foi diretamente influenciado por Lou Reed e seu som Aveludado.

O primeiro disco, The Velvet Underground and Nico (1967), notabilizou-se por uma banana na capa (feita por Andy Warhol), e também pelas composições completamente vanguardistas para os padrões da época, tratando de temas como drogas ("I'm Waiting For The Man"), sadomasoquismo ("Venus In Furs"), prostitutas ("There She Goes Again"), e até ocultismo ("The Black Angel's Death Song").
Comprei o album recentemente na Galeria do Rock e fiquei de boca aberta com a criatividade e audácia nas composições por parte de Lou Reed, que foi fantástico em todos os quesitos, suas melodias viajantes, me fez andar no túnel do tempo por alguns segundos, essa foi minha experiência quando escutei o VU no talo, agora estou totalmente viciado, já tenho uma banda, mas vou rever meus conceitos de criar novas músicas.

vale a pena confeir.
















2 comentários:

Viva La Brasa disse...

Velvet e Stooges lançaram as bases do PUNK... todos os discos do VU, e principalmente os 3 que Iggy Pop e seus comparsas lançaram entre 69 e 72 são literalmente "seminais"... a coisa era tão insana que a Nico passou gonorréia pro Iggy!

FREE ATLETA disse...

MUITO, MUITO BOM. SHOW BINHO !!!!