sexta-feira, 11 de julho de 2008

alguém já ouviu falar em John Frusciante????




Garoto prodígio que ingressou no Red Hot Chili Peppers aos 18 anos para substituir o quase perfeito Hillel Slovak, morto por overdose. John assumiu a bronca, tapando o buraco e fazendo todos os fans dos Peppers ficarem de cabelos em pé pelos seus solos e atitude no palco. Após gravar o álbum Mothers Milk ele mostrou pra todos que não era apenas um simples guitarrista e sim um discípulo do mestre Jimi Hendrix na versão funk de ser, gravou discos memoráveis, riffs e acordes clássicos como Under The Brigde e Give it Away, entre outros, ganhou fama, pirou com ela, saiu da banda, perdeu os dentes, ficou magro, irreconhecível com as unhas podres e sangrando, quase morreu, e quando tudo estava dado por acabado, apareceu a luz no fim do túnel: o Santo do Pau Oco se chamava Flea, que o levou direto para uma clínica, ...após a ajuda de Flea ele se acertou na vida e ficou limpo e focado, descobrindo que seu propósito na terra era fazer música, então mergulhou rapidamente de cabeça nela gravando o álbum Californication.
Sua música tem o poder de fazer as pessoas pararem tudo para saborear as notas musicais, John tem esse dom natural.
A energia que sai de sua mão faz a fuzão necessária para sua guitarra Fender emitir um som emocionante, brilhante, cativante e irretocável ...

Esse é o John Frusciante, maior guitarrista da face da terra na minha opinião, deêm uma olhada nesse vídeo com atenção.



Então para entender melhor quem é John Frusciante você pode começar pelo álbum Mothers Milk, preste atenção nas músicas Knock me Down, Taste the Pain e Stone Cold Bush, depois vá direto para o álbum Blood Sugar Sex Magik , e escute Sir Psicho Sexy, Mellowship Slink Funk B Major, Funk Monks, My Lovely Man, Greeting Song e a clássica Under the Brigde, que seria algo como uma Castles made of sand do Hendrix...de tão linda e memorável.
Então não pare por aí, Californication tem seus pontos altos que só os genios da música conseguem criar, canções como Around The World, Parallel Universe, This Velvet Glove, hits como Other Side e a música Scar Tissue, vencedora do Grammy como melhor canção de rock no ano de 2000. Foi o álbum mais comercial dos Peppers vendendo mais de 15 milhões de cópias no mundo todo, mostrando que o retorno de Frusciante à banda realmente reascendeu as chamas dos Peppers, que saíram do buraco após o fiasco do álbum One hot minute, gravado com Dave Navarro nas guitarras.
By the Way tem um toque especial de Frusciante, o álbum parece que foi uma reprodução de seus álbuns solos, só que com os Pimentas tocando em sua homenagem, então embarque em Dosed, Midnight, Don't Forget, I could die for you e Venice Queen.
Agora em sua última e mais recente criação ao lado dos Peppers ele trabalhou em um álbum duplo chamado Stadium Arcadium, comprovando ser um dos melhores guitarristas da atualidade, confira com atenção aos mínimos detalhes, pois música é arte e você tem que se empenhar para poder ouvir aquele algo a mais escondido dentro de cada canção e até mesmo tentar decifrar certos barulhos sutis que passam quase imperceptíveis aos nossos ouvidos , compre um bom fone de ouvido e embarque nessa viagem Fruscianteana.


John se mostrou extremamente criativo nas 28 canções que compõe o álbum duplo Stadium Arcadium...


...para conhecer mais do trabalho solo de John como compositor/vocalista e guitarrista, você pode começar pelo ATAXIA II (foto acima), lançado no começo desse ano de 2008... ou alguns de seus brilhantes álbuns como To Record Only Water For 10 Days (2001), Will to Death (2004), Curtains (2004), Shadows Collide with People (2004), e Ataxia I, de 2004 também.

...outro fato interresante é que para compor os álbuns Ataxia I e II, John montou uma parceria com o baixista Joe Lally do Fugazi e Josh Klinghoffer, formando assim uma espécie de super grupo para gravar seus álbuns e para provavelmente reproduzí-los ao vivo para nós, meros degustadoers da boa música.



...aqui John colocando energia máxima em sua Fender.....para reproduzir o som do álbum ao vivo...trabalho árduo para muitos, mas simples para quem é o dono da obra.....

3 comentários:

marcosffsp disse...

nosso jimy hendrix atual!! animal esse video hein!! esse dia o john tava em outro mundo ou sempre esta né sei la....

FUN on the Road disse...

Colé urubu, ta foda, ta parecendo foragido ninguem te acha.
Indo to partindo, vai ficar??!??!?!?
e atualiza o blog..........

tinico rosa disse...

binho, já troquei uma idéia contigo na Choque, em Sp...o Frusciante é meu preferido tb, escuto quase todos os dias alguma coisa, desde Curtains até os mais atmosféricos como Sphere...Ataxia II, qd to triste o Shadows me coloca pra cima, e na real o JOsh veio mt a calhar na vida dele, ele acha o Josh o melhor baterista q já tocor ao lado...fico feliz de estar na mesma sintonia...Jah bless u. abraço mano